Foi uma vitória do querer, da vontade e da determinação a que foi alcançada hoje, no Estádio do Marítimo, frente ao Vizela, e que permite virar a página a 2021 com um triunfo que simboliza muito mais do que a mera conquista de três pontos.

O Caldeirão dos Barreiros voltou, uma vez mais, a ser talismã para o conjunto orientado por Vasco Seabra, que, depois de uma semana dura a lutar contra um inimigo invisível, entrou em campo determinado a corrigir o resultado da última jornada, no Estádio da Luz.

Foi, curiosamente, a formação visitante a criar a primeira situação de perigo junto a uma das áreas, na sequência de uma bola parada em que Bruno Wilson atira ao travessão da baliza de Paulo Victor (3).

Este ameaço fez tocar as sirenes nos jogadores insulares que, durante os primeiros 45 minutos, não permitiram nenhum remate enquadrado na sua baliza. Do lado oposto do relvado, Joel Tagueu (23′ e 41′), em duas ocasiões, e Rafik Guitane (36′), deixaram o aviso para o que havia de acontecer após o intervalo, já com a equipa de Álvaro Pacheco reduzida a dez elementos por expulsão de Nuno Moreira (45′).

A etapa complementar iniciou-se, praticamente, com o golo do Marítimo, apontado por Joel Tagueu (54′), na cobrança de uma grande penalidade cometida por Pedro Silva sobre Alipourghara, e, a partir de então, a equipa soltou-se, empurrada pelo vulcão verde e vermelho e foi em busca de mais golos.

Rafik Guitane (72′), pouco depois, confirmou os intentos verde-rubros, e cravou uma diferença de dois golos de diferença no marcador, na recarga a um remate de Joel Tagueu bloqueado pela defensiva vizelense.

À semelhança do que acontecera na primeira parte, e excepção feita a alguns cruzamentos, a baliza de Paulo Victor esteve sempre bem protegida e à prova de qualquer intenção de perigo, tanto que a melhor ocasião de golo saiu dos pés de Alipourghara (88′), após cruzamento de Cláudio Winck, mas não levou a direção desejada.

O Marítimo consegue perante um mar de adversidades fazer das fraquezas forças e cravar os 17 pontos na tabela classificativa a uma jornada do final da primeira volta. O próximo compromisso marca a chegada de 2021 e será no fim-de-semana de 8 e 9 de Janeiro, em Portimão.