A possibilidade de escolher é um privilégio.

A 22 de outubro, os sócios do Club Sport Marítimo tiveram a oportunidade de optar por um dos caminhos propostos.

A votação muito significativa no projeto que lidero tornou claro e indubitável o Novo Rumo que os Maritimistas desejam para o Club, uma Instituição que terá de voltar a ser porta-estandarte deste povo e desta Região Autónoma.

Este momento solene, a tomada de posse dos órgãos sociais eleitos a 22 de outubro, só se tornou possível devido ao notável exercício democrático a que assistimos no ato eleitoral do Club Sport Marítimo.

Para além da efervescência que se viveu durante o passado mês de outubro – um sinal inequívoco de vitalidade social do clube e de paixão que sempre distinguiu a alma Maritimista, permita-me enaltecer o trabalho desenvolvido pelo então Presidente da Assembleia Geral do Club, Dr. Luís Miguel Sousa, que ao ter a feliz iniciativa de nomear uma Comissão Fiscalizadora, que contou com o prestimoso contributo de 3 ilustres maritimistas, Meritíssimo juiz jubilado Sílvio Sousa, Dr. Tranquada Gomes e Dr. Luís Nuno Olim, permitiu que o ato eleitoral entrasse para a História do Marítimo e, não duvido, já é referência a nível nacional.

Muito obrigado pelo serviço que prestaram à causa da lisura democrática que, diga-se de passagem, não tem tido grande tradição no desporto português.

A minha gratidão é extensível a todos os que deram o seu contributo, quer com a sua presença nas mesas de voto, quer com o seu trabalho diário no clube, ou nas delegações espalhadas pela ilha, com a finalidade de que o ato eleitoral decorresse exemplarmente.

Ainda uma referência muito especial de agradecimento e amizade a todos os que colaboraram comigo e connosco, desde a primeira hora na preparação e concretização da candidatura.

Hoje inicia-se um caminho que não será fácil, um desafio imenso à altura de um Clube que não nasceu em berço de ouro, mas chegou, com lugar de destaque à cabeceira do desporto português, conquistando o título de Campeão de Portugal, sendo o único clube fora do território continental que conquistou e ostenta tal título.

Pela nossa história, pelo título conquistado e pelo número de presenças consecutivas na I Liga tudo faremos para continuar a ser um dos grandes de Portugal

Aos sócios que votaram no nosso projeto garantimos todos os esforços para cumprir o programa sufragado. Muito obrigado pela vossa preferência. Aos sócios que votaram na lista liderada pelo anterior Presidente, muito obrigado pelo vosso contributo para a discussão sobre o futuro do nosso clube. As nossas diferenças já cessaram porque o Marítimo é a nossa causa comum. Mais, é a nossa casa comum.

Hoje tomo posse como Presidente do Club Sport Marítimo e de todos os Maritimistas. Hoje tomam posse os novos órgãos sociais que representam todos os Maritimistas. Só juntos poderemos trilhar um caminho auspicioso e estou certo que a equipa que me acompanha no clube e na SAD, trará muitas alegrias e saberá orgulhar o desporto madeirense.

O futebol mudou e mudou muito. Hoje, ao contrário de outrora, o futebol dos clubes profissionais ganhou dimensão empresarial. Sejamos claros, é um negócio!

Um negócio que exige da parte de quem dirige a Instituição, engenho e criatividade para que possamos apresentar no final de cada ano, aos associados, o que move qualquer empresa: resultados.

Resultados desportivos que se refletem nos financeiros e resultados financeiros que se refletem nos desportivos. Estas realidades são indissociáveis.

A profissionalização das estruturas do Club e SAD têm de corresponder às exigências do presente e futuro.

A profissionalização não se resume a deter profissionais remunerados. A profissionalização é, sobretudo, possuir profissionais competentes, responsáveis e capazes de operacionalizar e de responder aos objetivos que lhes são fixados.

Queremos uma estrutura moderna e europeia que torne o Marítimo mais competitivo e mais respeitado fora de campo e temido dentro dele.

Todavia, não tenhamos dúvidas, temos, pela frente, uma tarefa hercúlea de recuperar marítimo desportivamente, patrimonialmente, economicamente e, sobretudo, financeiramente.

Nesta cerimónia, temos a honra de contar com a presença do Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Órgão Supremo da nossa Autonomia, com quem o Club Sport Marítimo se identifica pela sua origem e pelo seu percurso histórico autonómico.

A representação do Governo Regional da Madeira, através dos Senhores Secretários Regionais da Educação e da Saúde que nos apraz registar e, permitam-me que destaque, em primeiro lugar, todo o apoio que levou ao crescimento patrimonial do Club Sport Marítimo, com especial evidência para este estádio, bem como a execução de uma politica desportiva que tem contribuído para o notável desenvolvimento do desporto regional e para a consolidação do Marítimo como o Maior das Ilhas e um dos Maiores de Portugal

Agradecemos também a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal, que sabemos ser um verdadeiro amante da nossa cidade.

Atualmente a zona turística mais visitada do Funchal é a Zona Velha da cidade, o nosso berço, o chão onde nascemos. Temos um projeto de um Centro Cultural e Sala de Troféus para regressar àquele lugar, constituindo uma homenagem justa e merecida aos que ali nasceram e depressa levaram o nome da Madeira além-fronteiras e enriqueceram o futebol português.

O Senhor Presidente da Liga de Futebol Profissional e o Senhor representante da Federação Portuguesa de Futebol que nos honram com as suas presenças, recebem neste ato a garantia de que o Clube Sport Marítimo tudo fará, com a lealdade que nos distingue, para que o futebol português continue a evoluir para os patamares que o país merece.

Ainda, um agradecimento muito especial ao Club Desportivo Nacional, na pessoa do seu presidente, pela cedência do estádio ao Club Sport Marítimo, para a realização dos seus jogos na 18 Liga, pelos motivos sobejamente conhecidos.

Maritimistas

Somos um clube tradicionalista, com uma identidade própria, traduzida pelas cores das nossas camisolas, únicas no País.

Temos uma história e uma cultura singulares, que muito nos orgulha.

Chegou a hora de devolver o nosso Marítimo à sua natureza: de uma identidade forjada entre o nosso Mar íntimo e as agruras do basalto, erguemo-nos sempre e voltaremos a erguer-nos à altura da nossa História, uma herança de epopeias que nós vamos honrar. Juntos. Saudai o Marítimo.

Funchal, 5 de novembro de 2021.

O Presidente do Club Sport Marítimo
Rui Emanuel Baptista Fontes