Nuno Naré, coordenador do departamento de Futebol Jovem do Club Sport Marítimo, foi um dos convidados de honra do debate «o futuro do futebol de formação», promovido pelo Diário de Notícias da Madeira, esta sexta-feira, e que juntou vários especialistas na área da valorização e formação de activos.

O responsável verde-rubro, que partilhou cenário com Filipe Neto (União da Madeira), Rui Mâncio (CD Nacional) e Telmo Santos (AD Machico), acredita que os clubes vão ter de se reinventar perante os constrangimentos da pandemia, de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos.

«A organização e dinâmica dos clubes vai passar, inevitavelmente, por uma reformulação que permita a adaptação a esta nova realidade. Muitos clubes já tinham implementado boas práticas, mas agora esses princípios terão de ser alastrados a todos de forma a garantir a segurança dos jovens», vincou o responsável técnico.

Nuno Naré olha com optimismo para o futuro, mas sublinha que os clubes têm de estar preparados para este admirável mundo novo, que resulta das novas práticas de segurança implementadas após a propagação efectiva da pandemia COVID-19.

«É importante que se tenha a maior das atenções até estar disponível a vacina. Temos mantido um contacto permanente com as autoridades sanitárias, preparámos um plano de contingência para qualquer eventualidade, mas todo este processo vai exigir uma adaptação de todos», vincou Nuno Naré, rejeitando, contudo, uma paralização total do desporto jovem.

«Antes do início dos treinos, que serão autorizados pelo Governo, teremos de investir em sessões de formação para todos os envolvidos: atletas, treinadores, dirigentes e encarregados de educação. E mesmo quando regressarmos, a metodologia a utilizar terá de ser necessariamente diferente, porque o tempo de paragem é superior ao normal e exigirá medidas de segurança a que não estamos habituados. Temos todos de ter muito cuidado», alertou.

Debate DIÁRIO: Vai ficar tudo bem no futebol de formação?

Nuno Naré (Marítimo), Filipe Neto (União), Rui Mâncio (Nacional), Telmo Santos (AD Machico), todos coordenadores da formação dos respectivos clubes, e Humberto Fernandes (coordenador técnico da Associação de Futebol da Madeira) são os convidados.

Posted by Diário de Notícias Madeira [www.dnoticias.pt] on Friday, 8 May 2020