Em Vizela, Seabra poderá bater um recorde do Marítimo na I Liga. Cerca de uma centena de peregrinos do Marítimo prometem rugir no Minho

O Marítimo desloca-se ao reduto do Vizela para o último jogo da época na condição de visitante. A cumprir a 37ª temporada consecutiva na elite do futebol português, Vasco Seabra poderá, no Minho, assinar um recorde do clube. Com 19 pontos conquistados nos jogos fora de portas, o Maior das Ilhas poderá ultrapassar os 21 pontos amealhados por Nelo Vingada e Pedo Martins. Em caso de vitória, Seabra entra na História do Marítimo como o técnico com o melhor pecúlio nos duelos disputados além-mar.

“Muito feliz pelo facto de a equipa ter atraído os nossos adeptos e muito feliz por sentir que os nossos adeptos querem estar connosco. Sentimos o Caldeirão a ferver cada vez mais”, enfatiza o técnico que exalta essa mística caseira que tem vindo a transbordar para os jogos fora de portas. “Temos vindo a sentir o Caldeirão fora de casa”, exulta Seabra. Depois de peregrinações marcantes, como a visita a Moreira de Cónegos, o Marítimo nunca teve, como agora, tamanho apoio longe da ilha. No Minho, cerca de uma centena de Maritimistas far-se-á ouvir nas bancadas. Um registo que também tem o dedo de Seabra, treinador que, desde o primeiro dia, dedicou sempre especial atenção a quem ama o Marítimo. “Estamos com uma energia e entusiamos muito grandes e queremos, neste último jogo enquanto visitantes, conquistar os três pontos e oferecer essa alegria aos adeptos.”

Seabra espera um jogo difícil. “O Vizela, à imagem do seu treinador, é uma equipa com muita alma, com muita paixão e total entrega ao jogo. Não tenho dúvidas de que o Estádio estará praticamente esgotado. Com o espectro da descida directa já afastado, o Vizela ainda corre o risco de disputar o play-off. Risco residual, porém, uma vez que a equipa de Álvaro Pacheco dispõem de 32 pontos, 5 a mais do que o Tondela, conjunto em posição de play-off. Recorde-se que estão 6 pontos em disputa. “Serão uma equipa que nunca dá um lance por perdido, olha muito para a baliza do adversário. Naturalmente que querem selar as contas da permanência o mais cedo possível, mas nós temos de manter-nos ligados à ficha. Temos um emblema para defender e queremos conquistar os 6 pontos que restam.”

Seabra está orgulhoso do percurso trilhado, mas quer mais. “Ainda não acabou. Temos mais para fazer. Temos dois jogos e queremos honrar os nossos pergaminhos. Olhamos para as cores do Marítimo e sabemos da responsabilidade.”

Vamos a eles, rapazes, em busca de mais um marco histórico. Saudai o Marítimo.