Tininho e Rui Gomes, ex-jogadores verde-rubros, foram os convidados de Élvio Faria para o programa “Marítimo na TSF” dedicado à primeira subida ao principal escalão do futebol nacional.

«Sempre que me lembro desse momento vem-me sempre à cabeça a enchente do Estádio dos Barreiros, quase 30 mil pessoas. Havia gente por todos os lados de pé a apoiar o Marítimo. Só de me lembrar começo a ficar todo arrepiado.», contou Tininho.

Foi no dia 12 de maio de 1977 que os Leões do Almirante Reis receberam e venceram o SC Olhanense por quatro bolas a zero (4-0), resultado que culminou numa alegria imensa para todos os maritimistas e madeirenses.

«Foi uma grande alegria para todos nós. Não só para os maritimistas, mas para toda a Região Autónoma da Madeira porque nós pusemos a ilha num nível nacional e mais tarde ao nível europeu. Trouxemos um grande prestígio para o clube e para a ilha», contou Rui Gomes.

O objetivo do CS Marítimo na época 1976/1977 era a de subir para a I divisão e para isso a direção presidida pelo Dr. Miguel Mendonça apostou em algumas contratações para completar um plantel recheado de qualidade madeirense.

«A mentalidade era a de subir de divisão e para isso vieram jogadores específicos para posições que não tínhamos como guarda-redes e defesas centrais. Foram buscar jogadores para jogar logo e o resto do plantel eram madeirenses, que estavam sempre preparados para ganhar os jogos todos, fosse contra quem fosse», revelou o extremo, natural de São Jorge.

44 anos depois de um dos momentos mais importantes do CS Marítimo, o clube continuou a crescer sem parar, sendo o Estádio um dos grandes emblemas desse crescimento.

«O Presidente Carlos Pereira e a sua equipa no geral merecem os parabéns porque o Estádio do Marítimo é um dos estádios mais bonitos do país. O Estádio do Marítimo também faz parte do paraíso da Ilha da Madeira e isso faz com que os jogadores antigos, como o meu caso e o do Tininho, vejam que o clube foi sempre evoluindo com o passar dos tempos», afirmou o defesa natural de São Martinho.

Poderá ouvir a entrevista completa no site da Marítimo TV ou no canal de Youtube do CS Marítimo.

Cadastro de Tininho no CS Marítimo
Cadastro de Rui Gomes no CS Marítimo