Amir Abedzadeh, Charles Silva, Joyce Anacoura e Pedro Mateus são os quatro guarda-redes do plantel do Marítimo da Madeira que estão, actualmente, em regime de isolamento social devido à propagação da pandemia COVID-19.
Os quatro são responsáveis por proteger o último reduto verde-rubro e têm enfrentado, ultimamente, um desafio completamente novo que é treinar sem balizas.
Amir Abedzadeh sente, naturalmente, a falta dos relvados, mas tem aproveitado esta fase para desenhar novos exercícios que permitam replicar algum do trabalho específico de guarda-redes.
«Esta situação é um desafio para todos os jogadores porque não podemos treinar como estamos habituados. Eu adapto-me facilmente a qualquer situação e tento encontrar formas de melhorar a minha performance. Tenho seguido o plano traçado pela equipa técnica e arranjei alguns exercícios adicionais para superar a falta da baliza, com recurso a bolas de ténis e a ajuda da parede», contou.
Charles Silva, por seu lado, reconhece que é diferente trabalhar em casa, até pelas limitações de espaço, mas os treinos matinais, onde é possível voltar a contactar com os restantes elementos do plantel por via digital, ajudam a atenua as saudades da dinâmica de grupo.
«É muito diferente diferente trabalhar em casa, mas não podemos parar porque queremos estar prontos para o regresso. Temos treinado em grupo todas as manhãs para mantermos a forma física e isso ajuda a matar as saudades do balneário. Moro num apartamento e, por isso, uso a garagem para trabalhos de velocidade, reacção e saltos para não deixar cair todo o trabalho efectuado ao longo da temporada», sublinhou.
Joyce Anacoura chegou esta temporada à Madeira e confessa que tem cada vez saudades do trabalho de campo, embora, até pelas suas raízes em Itália, compreenda que é fundamental cumprir as orientações de segurança.
«Estamos em casa a cumprir o plano de treinos traçado pelo clube e claro que temos de saudades de voltar ao nosso trabalho. Nunca tinha passado por uma situação destas, mas o mais importante é que tudo isto passe para podemos voltar às nossas vidas», desejou.
Já Pedro Mateus, o mais jovem de todos, tem defendido a baliza da equipa B no Campeonato e Portugal e conta que recorre à ajuda do irmão para matar saudades do treino com bola.
«Temos de improvisar. Tenho treinado com o meu irmão mais novo, junto à minha casa, e assim fazemos alguns exercícios, mas não se compara a um treino com um treinador de guarda-redes. De qualquer maneira esta é a melhor forma de manter activo e prosseguir com o treino com bola», rematou.