O Marítimo saiu derrotado por 2–1 com o Portimonense, no Estádio Municipal de Portimão, em jogo da 21.ª jornada da Liga Bwin, que se realizou neste sábado, 18 de fevereiro.

A partida iniciou-se às 18h00, duas horas e meia depois do que estava previsto devido às dificuldades do Marítimo em viajar para Portugal Continental. José Gomes, que estava suspenso nesta partida, promoveu o regresso de Mosquera ao eixo defensivo e adiantou Renê no terreno em detrimento de Beltrame.

Entrada forte do Marítimo em Portimão, à semelhança do que já havia acontecido nos Barreiros, diante do Braga. Aos 13 minutos, os verde-rubros aproveitaram um erro na saída de bola do oponente para chegar ao golo. Bruno Xadas pressionou alto o seu opositor, recuperou a posse de bola, deixou em Pablo Moreno, que abriu em Riascos, o colombiano levantou a cabeça e cruzou para Xadas que atirou a contar. 

Com as equipas encaixadas, uma na outra, as ocasiões tardavam em chegar e o golo maritimista ainda tornou a partida mais fechada e até ao intervalo os lances de perigo foram escassos.

Ao intervalo, a Família Maritimista, presente em Portimão, fazia-se ouvir. Um apoio incondicional (como sempre) do princípio ao fim em apoio à sua equipa.

Foto: Liga Portugal

O Portimonense entrou melhor na etapa complementar, fruto das três alterações promovidas por Paulo Sérgio. A equipa algarvia estava mais ameaçadora e chegava com mais perigo à baliza verde-rubra. 

Apesar da insistência algarvia, estes só foram mais eficientes a partir dos 71 minutos, quando Welinton, na pequena área, concluiu um cruzamento de Moufi com um remate acrobático, mas a bola foi muito por cima da baliza à guarda de Makaridze. O recém-entrado Róchez, ainda introduziu a bola por duas vezes na baliza do Marítimo, mas ambos os lances foram anulados por fora de jogo. 

O banco verde-rubro reagiu de imediato às claras oportunidades de golo dos algarvios, sacrificando André Vidigal e lançando Matheus Costa. Os verde-rubros reorganizavam-se, mas sofreram o empate após uma jogada de insistência do Portimonense, com a bola a sobrar para o tiro colocado à entrada da área de Maurício que não deu hipótese a Makaridze. 

O golo da turma da casa animou o jogo e logo após o tento do empate, o Marítimo respondeu. Matheus Costa teve na sua cabeça, uma clara oportunidade de adiantar novamente o Marítimo no marcador, mas, a bola saiu por cima da baliza. 

Aquela velha máxima de quem não marca, sofre. Aconteceu… e quem festejou o triunfo, foi a turma de Paulo Sérgio. Um pontapé longo do guardião japonês, Róchez ganhou o duelo a Zainadine e Welinton surgiu isolado e atirou a contar já “em cima” do apito final.

O Marítimo centra agora as suas atenções, para o “dérbi insular” frente ao Santa Clara no Caldeirão dos Barreiros. Um encontro, referente à 22.ª jornada da Liga Portugal Bwin, uma partida com apito inicial às 18h00 de 25 de fevereiro, sábado.