O treinador verde-rubro não altera o lema em função de adversários. “Olhamos para todos os jogos com grande vontade de vencer.”

Na antevéspera de se estrear na edição 2022/2023 da I Liga, o técnico do Marítimo, Vasco Seabra, apresentou-se fiel ao seu registo: confiante, ambicioso e profundamente empenhado na causa Maritimista. Antes de responder às perguntas dos jornalistas presentes no Complexo Desportivo de Santo António, o técnico verde-rubro desejou felicidades a todos os que contribuem para o fenómeno do futebol em Portugal.

O Maior das Ilhas prepara-se para enfrentar o Campeão Nacional em título na sua casa. Seabra está consciente das dificuldades, prevendo um Estádio do Dragão cheio e motivado, poucos dias após a conquista da primeira competição da temporada, a Supertaça Cândido Oliveira. Ingredientes que só estimulam a ambição do Marítimo, um clube cuja tradição Vasco Seabra interpreta na perfeição. “Gostamos de competir contra os melhores, com muita ambição, serenidade e confiança.” A identidade Maritimista, construída ao longo de quase 112 anos, reflecte-se na equipa comandada pelo técnico natural de Paços de Ferreira. “Jogamos com a consciência do que é o clube, a sua essência e a própria essência de cada Madeirense”. O Marítimo ao leme da Madeira.

Confrontado com as diferenças entre o FC Porto da época passada e o que se apresentará no Sábado, às 20h30, Seabra relativiza as eventuais oscilações. “O FC Porto mantém o seu treinador, um dos melhores técnicos portugueses da actualidade. Vamos encontrar um adversário altamente competitivo, à imagem do Sérgio Conceição.” Mais importante, porém, é o Marítimo e a equipa que há-de subir ao relvado do campeão nacional. “Vamos querer sair do Dragão com os três pontos. Somos uma equipa alegre, feliz, que se entrega, que batalha. Esse será sempre o nosso espírito. Procuramos dar seguimento ao que iniciámos na época passada. Olhamos para os jogos com vontade de vencer, uma equipa estável no jogo, organizada e que procura ser dominadora. Somos um grupo com raça, determinação, que trabalha muito. Temos de correr muito. Faz parte da nossa essência, da essência do que é ser Maritimista.”

Os dois mais recentes reforços verde-rubros, Pablo Moreno e Jesús Ramírez, suscitaram natural curiosidade dos jornalistas. A lista de convocados só será divulgada amanhã, mas Seabra garante que, do ponto de vista burocrático, ambos os atletas estão aptos para o jogo. Sobre eventuais mexidas no plantel, Vasco Seabra recorda que o mercado está aberto até ao fim de Agosto, pelo que “é possível que entre mais alguém. Há uma outra posição que poderá ser reforçada. Interessam-nos jogadores que acrescentem competitividade e que contribuam para o crescimento sustentado da equipa”.

Vamos a eles, rapazes.

Saudai o Marítimo.