A Oeste nada de novo? No Amor pelo Marítimo, confirma-se. Por terras da Calheta, o Leão do Almirante Reis provou a sua vitalidade no Concelho da Madeira com mais delegações do Club Sport Marítimo.

A comitiva liderada por Rui Fontes visitou cada uma das delegações, iniciando-se o roteiro pela Ponta do Pargo. Seguiu-se a Fajã da Ovelha, antes da visita institucional à Câmara Municipal da Calheta.

Entretanto, à mesma hora, três jogadores profissionais do Marítimo proporcionavam a centenas de alunos da Escola Secundária da Calheta uma tarde inolvidável. Dois homens da terra – Fábio China, da equipa A, e Carlos Almeida, jovem da equipa B – juntaram-se a Cláudio Winck numa “peladinha” com alunos e alunas do estabelecimento de ensino.

Num jogo com muitos momentos artísticos, as bancadas do pavilhão – com uma das melhores casas da época, disseram-nos -, contribuíram para a festa do Marítimo na Calheta com festejos efusivos perante jogadas a merecer elevada nota artística. Após o jogo, tempo para confraternizar com os jogadores. Autógrafos, perguntas e respostas, fotografias individuais e em grupo, troca de recordações, muitos sorrisos e a certeza de que o Marítimo é o orgulho de uma terra e de um povo. E volta a estar muito vivo entre os mais novos.

De regresso à estrada, a embaixada do Marítimo na zona oeste seguiu para a delegação da Calheta, antes de concluir o périplo nas delegações do Estreito da Calheta e do Arco da Calheta. Em todos os espaços que ostentam o símbolo de um dos maiores clubes de Portugal, Rui Fontes ofereceu uma camisola emoldurada, para além de contemplar os responsáveis pelo espaço com camisolas para uso. Imediato, como foi sempre o caso. E ficou a promessa de que os calhetenses não faltarão no apoio ao Marítimo no Caldeirão.

Obrigado, Calheta. Saudai o Marítimo.