O projeto Marítimo Training LAB (MTL) está a ser discutido no Congresso Mundial de Ciência e Futebol (https://wcss2021.org/) que começou hoje e decorre até 17 de junho na Universidade de Coimbra.

Os investigadores do projeto MTL submeteram 6 comunicações que acabaram por ser aceites para serem apresentadas no Congresso.

A primeira comunicação intitulada “Marítimo Training Lab: Um Laboratório de investigação da performance e inovação no Futebol” será proferida pelo Professor Élvio Rúbio Gouveia da Universidade da Madeira(UMa)/Instituto de Tecnologias Interativas (ITI).

A segunda comunicação terá o tema “Caracterização da força muscular em jogadores de futebol considerando a sua idade, o seu nível competitivo e a sua posição em campo” apresentada pelo Dr. João Nuno da Marítimo Futebol SAD (CSM-SAD).

A terceira comunicação com o tema “Atletas de alto rendimento e lesões desportivas: um estudo longitudinal numa equipa profissional de futebol –  o Marítimo Futebol SAD” será apresentada pelo Professor Francisco Martins da UMa/CSM-SAD.

A quarta comunicação será apresentada pela Professora Cíntia França (UMa/ITI) com o tema “Diferenças na composição corporal e na aptidão física entre jogadores de futebol de elite e não-elite”.

A quinta comunicação  aborda “a influência de jogos reduzidos com variabilidade numérica nos comportamentos tático-técnicos em guarda-redes de escalões de formação”, proferida pelo Professor Honorato Sousa (UMa/ITI).

Finalmente, a sexta comunicação com o tema “Testes objetivos e subjetivos para a monitorização da fadiga: Que relações?” será apresentada pelo Dr. João Lourenço IPMaia/CSM-SAD.

Todas estas comunicações pretendem colocar à refutação da comunidade académica e profissionais do futebol a investigação aplicada às novas metodologias utilizadas na Marítimo Futebol SAD nas áreas da fisiologia do exercício, prevenção de lesões e avaliação do desempenho, na área da reabilitação pós-lesão com recurso à realidade virtual e na área da pedagogia do exercício de treino.

O projeto MTL surge de uma associação entre a Marítimo Futebol SAD e a Academia (Instituto de Tecnologias Interativas e a Universidade da Madeira), tendo obtido financiamento no âmbito do Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região (M1420-01-0247-FEDER-000033) através do IDE, IP-RAM – Instituto de Desenvolvimento Empresarial da RAM.

*imagem de arquivo