O Maior das Ilhas deslocou-se ao Estádio Magalhães Pessoa para defrontar a União de Leiria, reedição de um confronto com raízes profundas no imaginário do melhor futebol português. Tulipa introduziu duas alterações no “onze”, com as entradas de Marcos Silva e de Euller. Na baliza, Samu a liderar uma defesa composta pelos centrais Matheus Costa e Dylan Collard, com Igor Julião e Vítor Costa nas laterais. Marcos Silva e Diogo Mendes no hiato de terreno entre o último reduto e o dispositivo atacante do Marítimo: nas alas, Euller e Lucas Silva, com o Capitão Xadas no apoio a Platiny. O Maritimismo fez-se notar em Leiria. Cerca de 200 devotos ofereceram a já tradicional escolta ao Leão do Almirante Reis.

Entrou melhor o Marítimo, com mais posse, mas logo o Leiria equilibrou e conquistou o primeiro canto da partida aos 5 minutos. A defesa verde-rubra afastou e concedeu novo canto, agora do lado oposto. Conversão exímia de Empis

ao primeiro poste, Samu preparava-se para socar, mas Dylan foi infeliz e desviou para a própria baliza. O Leiria em vantagem aos 7 minutos. O Leão do Almirante Reis reagiu de imediato. Canto para Xadas, Dylan desviou e Diogo Mendes, ao segundo poste, encostou para o empate. Que início de jogo no Magalhães Pessoa.

O Marítimo estava ávido e Lucas, após passe de Xadas, invadiu a área, mas Bura executou um corte arriscado, mas perfeito. Na sequência do canto, Marcos Silva tentou alvejar a baliza leiriense, mas a defensiva local afastou para canto. Xadas de novo e Platiny, de cabeça, esteve muito perto de oferecer vantagem ao Marítimo. Insistia o Marítimo com pressão imediata sobre o portador da bola, com Xadas em evidência. O Capitão em grande nível em todas as suas acções e a testar a meia-distância. Os homens de Tulipa, nas bolas paradas, criavam muitos calafrios ao guardião leiriense. Platiny e Lucas, nas transições rápidas, também mantinham a defesa local sob alerta. No entanto, foi a equipa da casa quem voltou a marcar. Cruzamento a partir da esquerda, Lucho Vega venceu no duelo aéreo e assistiu Leandro para o segundo golo do Leiria.

De novo, o Leão do Almirante Reis lambeu a ferida e repôs a igualdade. Canto para Xadas, desvio de Platiny e Diogo Mendes, ao segundo poste, a bisar. Jogo de grande qualidade em Leiria e novo golo. Cruzamento do lado esquerdo, Samu não conseguiu afastar para longe da zona de perigo, a bola pingou nos pés de Bura e o central fuzilou as redes maritimistas. O Leiria outra vez em vantagem. Primeira parte alucinante. Da parte do Leiria, Empis foi sempre um quebra-cabeças. Intervalo em Leiria com vantagem para a equipa caseira.

O Marítimo regressou ao relvado do Magalhães Pessoa sem alterações. Aos 48, Euller aguentou a carga, ganhou metros e ofereceu a Lucas Silva. O brasileiro já preparava o remate, mas Bura antecipou-se e rechaçou o perigo. Euller, mais interventivo, sofreu falta aos 50 minutos em zona perigosa para as redes leirienses. O próprio Euller, na conversão, fez a bola embater na barra de Kieszek. Quase perfeita a execução do brasileiro.

Xadas, aos 56, disparou um torpedo que surpreendeu Kieszek, forçado a defesa de recurso. Pouco depois, Artur Soares Dias assinalou grande penalidade, sem hesitar, após corte com a mão de Bura. Xadas, frio e exemplar, não perdoou. 3-3 em Leiria.

Jogo fervilhante. O Leiria, aos 66, voltou a ameaçar Samu, mas Matheus Costa, imperial, impediu que Lucho marcasse à sua antiga equipa. Retaliou o Marítimo com um grande remate de Euller para a notável defesa de Kieszek. Canto para o Marítimo, sempre Xadas na cobrança e Matheus Costa a cabecear para o golo, não fosse o corte em cima da linha de um leiriense. O Marítimo tentava ferir de novo a presa que, apesar de acossada, reagiu e Rochez  esteve perto do golo. Susto para Samu. O Leiria sempre muito perigoso nos cruzamentos.

70 minutos, Tulipa mexeu na equipa. Tomás Domingos e René Santos renderam Igor Julião e Platiny. E o Leiria voltou a marcar. Rochez, aos 75, rodou dentro da área e disparou para o 4º golo. Tulipa reagiu e lançou Cann e Bica. Aos 83, Baraye foi chamado a jogo para render Marcos Silva.

O Marítimo esteve perto do empate após novo canto de Xadas. Bola a saltitar na pequena-área, muita luta, mas felicidade para os locais que conseguiram repelir o perigo. Aos 90, o guardião do Leiria leu mal o lance, saiu dos postes e Tomás Domingos falhou o alvo quanto tentou o chapéu. Depois, Bica falhou o alvo à boca da baliza, mas foi assinalado fora-de-jogo.

Jogo alucinante. Vitória da União de Leiria por 4-3. O Marítimo falhou o assalto ao segundo lugar.

Obrigado, Maritimistas, pelo inexcedível apoio.