Num encontro repleto de emoção e adrenalina no Estádio dos Barreiros, o Marítimo garantiu a sua presença no play-off de acesso à manutenção ao vencer o Vizela por 1-0. Foi um duelo decidido nos minutos finais, com Cláudio Winck a tornar-se no herói ao marcar o único golo da partida aos 95 minutos. O ambiente fervoroso, alimentado pela presença de milhares de adeptos maritimistas, transbordou de orgulho e euforia com o triunfo alcançado pelo “maior das ilhas”.

Numa noite importante no Estádio dos Barreiros, o Marítimo enfrentou o Vizela num confronto decisivo para garantir um lugar no play-off de acesso à manutenção. Com uma magnífica moldura humana, onde milhares de fervorosos adeptos maritimistas pintaram o estádio de verde-rubro, a atmosfera estava eletrizante, repleta de emoção e tensão, prevendo-se um jogo memorável.

A partida teve um início equilibrado, com ambas as equipas a demonstrarem a sua determinação e a procurarem impor o seu jogo. No entanto, foi o Marítimo que, aos poucos, começou a tomar as rédeas do jogo e a criar as melhores oportunidades de golo. Xadas protagonizou uma bela tentativa com um remate colocado por cima da baliza do Vizela, mostrando desde cedo a sua qualidade técnica e visão de jogo. Pouco depois, foi a vez de André Vidigal assustar o guarda-redes adversário, com um remate perigoso que obrigou Luiz Felipe a uma grande defesa para evitar o golo.

O Vizela, no entanto, não se deixou intimidar e respondeu com perigo. Rashid soltou um poderoso remate de fora da área, obrigando Carné, o guarda-redes do Marítimo, a uma defesa fantástica para evitar o golo adversário. A partida continuou intensa, com ambas as equipas a trocarem ataques e oportunidades de golo, mantendo os adeptos em ‘suspense’.

Aos 11 minutos, um lance de grande emoção agitou as bancadas dos Barreiros. Vitor Costa, lateral brasileiro, recebeu um belo passe de Felix Correia e, num remate cheio de intenção, acertou precisamente na barra da baliza do Vizela. Foi um momento de grande infelicidade para a formação verde-rubra, que esteve tão perto de inaugurar o marcador.

O segundo tempo trouxe um Marítimo ainda mais determinado a garantir a vitória. A equipa intensificou a sua pressão sobre o Vizela, aproximando-se cada vez mais da área adversária. Vidigal e Geny Catamo foram incansáveis nas suas investidas pelo flanco, procurando criar desequilíbrios na defensiva contrária. No entanto, o guarda-redes Luiz Felipe mostrou-se seguro e eficaz nas suas intervenções, negando várias vezes o golo aos insulares.

O Vizela, por sua vez, tentava responder às investidas do Marítimo, mas encontrava uma defesa sólida e bem organizada, que não dava espaço para manobras ofensivas. Kiko Bondoso, um dos destaques da equipa visitante, bem tentou desbloquear o jogo, mas encontrou uma defesa atenta que o condicionou nas suas ações ofensivas.

À medida que o tempo avançava, a ansiedade tomava conta dos adeptos presentes nos Barreiros. O Marítimo pressionava e criava oportunidades, mas faltava o critério no último terço do campo para finalizar as jogadas com eficácia. A incerteza pairava no ar, mas a esperança não esmorecia.

Foi então que, aos 95 minutos, o tão esperado momento de êxtase chegou. Após uma saída em falso do guardião do Vizela, Cláudio Winck apareceu no segundo poste e, com a baliza deserta diante de si, encostou a bola para o golo da vitória. As bancadas dos Barreiros explodiram de alegria, os adeptos maritimistas festejaram efusivamente o golo que garantia a presença da equipa no play-off de manutenção no mais alto escalão do futebol português.

A vitória do Marítimo foi um justo prémio para a entrega e dedicação demonstradas ao longo do jogo. A equipa, comandada por José Gomes, demonstrou caráter, determinação e uma mentalidade vencedora, superando todas as adversidades e mostrando a sua qualidade em campo.