Marítimo teve sempre no controlo do jogo em busca da vitória que permitisse avançar para a fase seguinte da prova rainha do futebol português

Foi até ao soar do gongo a luta do Marítimo pela passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, perante um Salgueiros motivado e que se colocou na frente do marcador na sequência de uma bola parada finalizada pelo experiente Braga (43′).

Foi um verdadeiro murro no estómago para uma equipa que, até então, tinha o controlo do jogo e conseguia, inclusivamente, as melhores oportunidades de golo.

Joel Tagueu esteve, em três ocasiões, perto de festejar o golo, mas uma das cabeçadas embateu no travessão da baliza salgueirista, e outras duas foram paradas pelo guardião visitante.

Os outros dois grandes momentos ofensivos das formação orientada por Milton Mendes foram patrocinados por Milson e Gonçalo Duarte, mas ambos tiveram pela frente a oposição eficaz de Bruno Pinto.

Para a etapa complementar, o técnico Milton Mendes lançou toda a artilharia em busca da passagem à fase seguinte da competição, e os reforços que saltaram do banco responderam afirmativamente.

Rodrigo Pinho, primeiro de pé direito e depois de cabeça, esteve muito perto de festejar, mas a mira do melhor marcador da equipa estava, ainda, pouco calibrada.

Mesmo com o aproximar o final do encontro, a equipa verde-rubra manteve-se concentrada e organizada e chegou, finalmente, à igualdade numa jogada que começou no pé direito do capitão Edgar Costa, passou pela cabeça de Joel Tagueu, e terminou com um remate certeiro de Rodrigo Pinho que empurrou o jogo para prolongamento (88′).

A toada de jogo manteve-se no prolongamento e Rodrigo Pinho voltou a ameaçar após uma jogada inventada por Rafik Guitane, mas o guarda-redes acabou por negar o segundo golo ao brasileiro.

Nos instantes finais do encontro, e quando muitos perspetivavam grandes penalidades, Rodrigo Pinho sacou da cartola um lance de génio e , com um remate colocado, carimbou a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, onde o Marítimo vai medir forças com o Sporting CP a 11 de Janeiro.