Depois de uma época de ouro, em que o Marítimo dominou, por completo, o futebol de formação na Região Autónoma da Madeira, com as conquistas dos Campeonatos Regionais em Sub-13, Sub-15 e Sub-17, das Taças da Madeira em Sub-12 e Sub-17, e todas Supertaças em disputa (Sub-15, Sub-17 e Sub-19), o projecto de formação delineado pelo emblema verde-rubro continua na senda do êxito.

O ano de 2020 inicia com o Club Sport Marítimo a colocar equipas nas fases de apuramento de campeão de todas as provas de futebol 11 organizadas pela Associação de Futebol da Madeira.

No total, o emblema verde-rubro tem 8 equipas nas fases decisivas das diversas competições regionais, sendo que cinco militam nos Campeonatos da Divisão de Honra Regional, enquanto as restantes três estão colocadas nos Campeonatos Regionais da 1.ª Divisão.

O cenário é, de resto, transversal no ideal de formação verde-rubro que mantém o pleno também na vertente de futsal, com três equipas a disputar o título no escalão de iniciados, duas nos juvenis e uma nos juniores, enquanto no futebol feminino as equipas de juniores e seniores disputam o campeonato nacional.

Nuno Naré, coordenador do departamento de Futebol Jovem do Club Sport Marítimo, mostra-se orgulhoso pelo trabalho desenvolvido por toda a equipa que o acompanha neste projeto, e sublinha que os triunfos são importantes para consolidar todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

«Embora olhemos para a formação como um processo bastante diferente do futebol profissional, as vitórias acabam sempre por servir de barómetro. Nesse sentido, os sucessos que temos vindo a acumular provam que estamos a caminhar na direção certa e que, inclusivamente, tem levado jogadores às várias equipas seniores do clube», reforçou o dirigente maritimista.

O Marítimo é, de resto, o clube que mais equipas consegue colocar na decisão dos vários troféus de futebol 11 na Madeira, contabilizando 21% dos conjuntos em competição nas seis poules de decisão de títulos.