Jogo grande no Estádio do Marítimo. Caldeirão em brasa para saudar o Marítimo na recepção ao Sporting CP. Antes do jogo, mística verde-rubra na homenagem aos nosso campeões nacionais de Padel e de Muay Thay, com a entrega de placas alusivas à efeméride. Parabéns, Campeões de Portugal.

Regresso de José Gomes ao banco verde-rubro. O técnico promoveu as estrelas do guardião Marcelo Carné e de Léo Pereira, dois dos reforços de inverno. Matheus Costa e Mosquera corporizaram a dupla de centrais, com Winck e Vítor Costa nas laterais. À frente dos centrais, João Afonso e Rafael Brito, com Xadas e Léo Pereira nas extremidades do ataque. Na frente, Percy Liza apoiado por Vidigal. No banco, estreias absolutas do virtuoso madeirense Francisco França, do habitual Capitão da ‘B’, Dylan Collard. Kanu também voltou a merecer a confiança, depois de se estrear pela equipa de Honra do Marítimo em Vila do Conde. José Gomes a valorizar o grande trabalho dos jovens da ‘B’.

O adversário fez rolar a bola. Pressão imediata dos rapazes do Almirante. Na primeira intervenção como jogador do Marítimo, Léo Pereira, pela esquerda, tentou esgueirar-se a Porro e carga de ombro, legal, levou o brasileiro a rebolar até à pista. Algumas queixas, mas nada de preocupante. Pouco depois, entendimento pela direita, cruzamento viperino de Vidigal e Léo Pereira a desviar um pouco ao lado da baliza de Adán. Rugiu o Caldeirão, mas Léo Pereira estava em posição irregular. Aos 5, nova investida pela direita. Percy Liza ganhou espalo, mas o cruzamento saiu para as mãos do guardião. Forte entrada do Marítimo, como ditam as leis do Caldeirão. Agora pela esquerda, Léo Pereira foi ceifado em falta junto à linha da grande área, mas Hélder Malheiro entendeu que não houve infracção. Muita contestação entre as hostes verde-rubras. Fome de Leão do Almirante quase deu golo em nova brilhante jogada de ataque. Vidigal encontrou Xadas à entrada da área e o esquerdino desferiu um tiraço que rasou o poste do Sporting. Muito buliçosa a asa direita do Marítimo. Aos 8, Winck disparou de longe, mas ao lado do poste esquerdo. 10 minutos sem que o Sporting se acercasse das redes do estreante Carné. O Marítimo justificou o golo que acabaria por chegar mais tarde.

A primeira aproximação à baliza do Marítimo surgiu através de pontapé de canto, sem perigo. O Marítimo ripostou com recuperação de Vìtor Costa. No centro do terreno, o lateral já invadia o meio-campo defensivo do Sporting  e foi carregado em falta. Hélder Malheiro, bem, admoestou com amarelo o 10 do Sporting. Aos 16, Carné realizou uma grande defesa. Porro cruzou e Paulinho, de primeira, tentou a felicidade, mas o guardião brasileiro disse “não”. Ameaço de novo o Sporting aos 19 minutos. Cruzamento da esquerda e um desvio de cabeça assustou, mas a defesa maritimista desviou para canto. Grande jogo de futebol nos Barreiros.

Livre para o Sporting aos 20 minutos. Matheus Nunes abriu na direita, Edwards cruzou e surgiu o cabeceamento que levou o esférico a passar muito perto do poste direito de Carné. O Caldeirão suspendeu a respiração. Retaliou o Marítimo. Abertura longa de João Afonso para Léo Pereira. Rapidíssimo o brasileiro a oferecer a bola a Vidigal, com o português a perder tempo de remate quando estava em posição privilegiada para um tiro de primeira. Vidigal ainda chutou, mas saiu enrolado e Adán segurou.

Grande intensidade do Marítimo. Futebol total, pressão em todo o campo. Compromisso, atitude, a síntese de um povo que sabe lutar. Aos 40 minutos, Vítor Costa atirou forte, mas a bola sofreu  desvio para canto. O jogo chegou aos 45 minutos sem alterações no marcador. Hélder Malheiro concedeu um minuto de compensação. Está contada a história da primeira-parte.

O Marítimo regressou para a segunda parte sem alterações. Logo no reatamento, José Gomes mandou para aquecimento o Capitão Edgar Costa, Fábio China, Chucho e Beltrame. Entrou melhor o adversário, a pressionar o último reduto verde-rubro, mas o Marítimo farejava a presa. E aconteceu o golpe letal. Aos 52, penalty para o Marítimo. Percy Liza foi empurrado dentro da área e Hélder Malheiro, bem, não hesitou. Gooooooolo do Marítimo. Winck na conversão. Bola para um lado, guarda-redes para o outro. Erupção no Caldeirão. Rugia bem alto o Leão do Almirante.

Empolgados, os endiabrados Campeões das Ilhas poderiam ter dilatado o marcador aos 59 minutos, Transição rápida, Vidigal esgueirou-se, Léo Pereira pedia na esquerda, mas Vidigal optou por oferecer a Xadas. O esquerdino, com o pé direito, tentou servir Percy Liza, mas o árbitro assinalou falta do peruano.

Perto dos 70 minutos, José Gomes mexeu. Saíram Percy Lisa e Rafael Brito, rendidos por Chucho e Beltrame. Entretanto, Dylan Collard também se juntou a Edgar Costa e a Fábio China nos exercícios de aquecimento. Dentro das quatro linhas, Vidigal surgiu em excelente posição. Remate forte e rasteiro, corte de Coates para canto. Na sequência canto, entretanto rechaçado pelo Sporting, João Afonso recuperou a bola e isolou Chucho. O venezuelano dividiu com Adán, guardião que conseguiu afastar. Escaldante o ambiente no Caldeirão.

A 15 minutos dos 90, José Gomes voltou a mexer. Entrou o Capitão Edgar Costa para o lugar de Léo Pereira. Que grande exibição do brasileiro na estreia pelo Marítimo. Ovação do Caldeirão mais do que merecida e com direito a cântico personalizado. Para recordar. O extremo canarinho já conquistou a Família verde-rubra.

Aos 85, Winck e Vidigal cederam os seus lugares a Paulinho e China. Ovação do Caldeirão para Winck, o autor do golo, e Vidigal. Já perto dos 90, cruzamento venenoso da esquerda, a bola atravessou toda a área do Marítimo, mas não surgiu desvio. O Caldeirão, de novo, susteve a respiração. Hélder Malheiro concedeu 6 minutos de compensação. Sofria-se nos Barreiros. Muito amor, muita paixão pelo Maior das Ilhas.

O Caldeirão voltou. O Marítimo derrotou a turma de Alvalade, cujos adeptos entoaram cânticos ultrajantes para o Marítimo e o Povo madeirense. Obrigado pela motivação. É ainda melhor derrotar quem não sabe respeitar.

Saudai o Marítimo.