O ‘Melhor árbitro de África’ é filho de madeirenses naturais de Santo António. Victor Gomes é árbitro FIFA  e ganhou particular notoriedade ao apitar a final da CAN, competição conquistada pelo Senegal frente ao Egipto. De um lado, Sadio Mané. Do outro, Salah. Dois craques de dimensão mundial. Ao meio, outra estrela: Victor Gomes. A exibição do lusodescendente foi amplamente elogiada.

Na imprensa, após a final, os ecos daquele apito chegaram a Portugal e, em particular, à Madeira. Em entrevistas, o árbitro nascido em Joanesburgo confessou o desejo de, antes de encerrar a carreira, arbitrar um jogo na Madeira. O Club Sport Marítimo, enquanto Maior das Ilhas e um dos Maiores de Portugal, de imediato encetou contacto com este filho de nossos conterrâneos, orgulho da nossa diáspora. Victor Gomes, muito honrado e feliz com o convite do Presidente Rui Fontes, aceitou de imediato. Resta, agora, a aprovação da Federação sul-africana. Depois, e uma vez cumpridas todas as formalidades, serão aprimorados os detalhes. A agenda de Victor Gomes – a caminho do Mundial do Catar 2022 – e do próprio Club Sport Marítimo vão influenciar a data do jogo, pelo que o Marítimo terá o prazer de divulgar novos pormenores assim que possível.

Certo é que a maior instituição desportiva da Região e o “Melhor Árbitro de África” estão empenhados neste desígnio: um jogo particular, na Madeira, com arbitragem de Victor Gomes. Juntos, também vamos homenagear os madeirenses dispersos pelo Mundo, mas sempre com a Madeira nos suspiros.