A iniciativa visou assinalar o Dia Nacional do Estudante.

Tarde inesquecível para as crianças que estudam na Escola do Covão, no Estreito de Câmara de Lobos. Uma comitiva do Marítimo – composta pelos atletas profissionais Fábio China, Francisco França e Telma Encarnação, para além do médico do clube, e ex-atleta, João Freitas – assinalou o Dia Nacional do Estudante, efeméride com raízes na década de 80. Perante uma sala cheia e a fervilhar, o Marítimo retomou o contacto com as instituições de ensino regionais, após paragem forçada pela pandemia.

À chegada, a delegação do Maior das Ilhas foi brindada com ovações e saudações ao Marítimo, com as crianças perfiladas ao longo da varanda. Uma recepção à boa maneira dos endiabrados campeões das ilhas, com um fervor que confirma, se dúvidas houvesse, a fortíssima implantação do Marítimo no imaginário colectivo da Região.

Já na sala, os protagonistas apresentaram-se, seguindo-se uma sessão de perguntas formuladas pelos alunos. Foram dezenas de questões num ambiente de grande euforia e curiosidade. Fábio China, Francisco França e Telma Encarnação e o médico João Freitas contaram histórias do seu percurso no futebol e enfatizaram a importância dos estudos. Porque a realidade diz que poucos chegam ao patamar de futebolistas profissionais, os quatro representantes do Marítimo destacaram a relevância da prática desportiva como parte de uma vida saudável, mas sem descurar o percurso escolar, parte de uma vida estável. Depois, e quando chega a hora de decidir, não haverá só um caminho. João Freitas é o perfeito exemplo de quem sonhou ser profissional do Marítimo, desígnio que alcançou fora das quatro linhas. Prosseguiu estudos e, hoje, tem “o privilégio de trabalhar todos os dias no meu clube, mas como médico.”

De repente, um rumorejar foi ganhando força. Uma espécie de rugido. Era o Garras quem se aproximava da sala, para gáudio das crianças. Inolvidável. A partir desse momento, os alunos aproximaram-se da mesa, recolheram autógrafos, tiraram fotos e saudaram com particular carinho o Garras.

Para finalizar, um pequeno jogo de futebol que envolveu os atletas presentes – mas também elementos da estrutura verde-rubra -, com os alunos a ignoraram a equipa de arbitragem e o VAR. Houve entradas e saídas de campo sem anúncio, miúdos que decidiram, de repente, mudar de baliza só pelo prazer de marcar um golo. Mesmo que fosse auto-. Telma Encarnação, Francisco França e Fábio China, para delícia dos colegas que se tornavam adversários – e vice-versa – exibiram dotes que deliciaram a plateia, muito ruidosa e com um alvo especial: Francisco França. O jovem jogador da equipa B ganhou uma legião de fãs na Escola do Covão.

O Marítimo agradece a todos os envolvidos – em especial ao Conselho Directivo da Escola do Covão – pela tarde que jamais esqueceremos. Muito obrigado.

Saudai o Marítimo.