Maior das Ilhas honrou o estatuto de Super Jogo e proporcionou um grande espectáculo no Caldeirão. Telma Encarnação e Laura Luís bisaram.

O Super Jogo da jornada 8 da Liga BPI teve como palco o altar do futebol madeirense. As Leoas do Almirante Reis partiram para a caça com o pódio na mira. O SC Braga, adversário desta tarde, chegou ao Caldeirão com mais 3 pontos e em igualdade pontual com o Sporting CP, equipa que defronta, amanhã, o líder SL Benfica. Portanto, 2º lugar ex-aequo como possibilidade, um lugar que vale a Champions.

Albano Oliveira elegeu um “onze” sem grandes alterações em relação à matriz habitual. Sem Érica Costa, que não recuperou de lesão, Bárbara Santos comandou uma defesa composta por Catarina Abreu à direira, a Capitã Paula Fernandes e Sofia Silva no eixo, e Joana Silva à esquerda. No “miolo”, Nicole Nunes e Lara Costa, Rebekka na ala direira, Mariana Jaleca no apoio a Laura Luís e Telma Encarnação. A número 10 iniciou o jogo descaída pelo lado esquerdo e foi a obreira do primeiro remate logo no minuto inicial. Recuperação de bola e tiro de longa distância a tentar surpreender Patrícia Morais, bastante adiantada. As Leoas do Almirante Reis entraram com as mandíbulas bem afiadas e, aos 2 minutos, Telma Encarnação executou um cruzamento-remate que Patrícia Morais rechaçou com a ajuda da barra. Na recarga, Laura Luís abriu o marcador. O Marítimo em vantagem no Super Jogo.

Telma Encarnação, aos 10 minutos, trocou as voltas à opositora, ganhou metros e serviu Laura Luís. Em boa posição, mas já sob forte pressão da central, a internacional portuguesa atirou para defesa de Patrícia Morais. No entanto, o lance foi invalidado por posição irregular da artista madeirense.

Telma, sempre cheia de fulgor, sofreu a segunda falta dura. Desta vez, Sílvia Domingos admoestou Sissi com o amarelo. Telma necessitou de assistência, expectativa no Caldeirão, mas a melhor jogadora portuguesa da actualidade regressou ao jogo. Aos 14, primoroso passe de Joana Silva a procurar Laura Luís na profundidade. A nº28 recebeu, rodou e rematou ligeiramente por cima. Patrícia Morais estava, de novo, bastante adiantada. As Leoas do Almirante Reis, em cada descida à área bracarense, intimidavam Morais.

O SC Braga ainda não havia criado perigo e chegou ao empate. Canto à esquerda, Bárbara Santos falhou o desvio e, ao segundo poste, Melisa cabeceou para o golo. Na sequência, grande tumulto nas redes verde-rubras, com Sissi a empurrar Bárbara Santos e Catarina Abreu. Segundo amarelo para Sissi e correspondente expulsão. Catarina Abreu também viu o cartão amarelo. Empate no marcador, o Marítimo em vantagem numérica.

O Marítimo voltou a aproximar-se do golo após fuga de Telma Encarnação pela esquerda. A finalização não foi a melhor, mas o lance também foi invalidado por fora-de-jogo. Pouco depois, sublime passe longo de Sofia Silva a isolar Telma Encarnação. Perante Patrícia Morais, Telma ofereceu a Laura Luís a possibilidade de bisar. Inapelável, Laura Luís voltou a agitar as redes bracarenses. Brilhantes: Sofia, Telma e Laura. Destaque incontornável para a generosidade de Telma Encarnação a assistir a sua parceira de caça.

O Braga, em inferioridade numérica, demonstrava a sua capacidade. Pela esquerda, Mylena Freitas criava problemas. Aos 35, valeu o habitual labor de Nicole Nunes a “dobrar” Sofia Silva. Nicole Nunes enche o campo todo. Depois, o génio de Telma: Patrícia Morais adiantada, Telma recuperou a bola e, a 25 metros, teceu um “chapéu” com as medidas exactas para a felicidade. 3-1 para o Marítimo. Outro golo de antologia no Caldeirão, em jogo das Leoas do Almirante Reis. Grande festa do Maritimismo que, de novo, respondeu à chamada e montou uma escolta poderosa nas bancadas.

Endiabradas, Laura Luís recebeu na esquerda, cortou para o meio, esgueirou-se à central e atirou em arco. A bola rasou o poste esquerdo de Morais. Esteve perto do hat-trick a avançada madeirense. Aos 42, de novo Telma e Patrícia Morais: guardiã adiantada, Telma tentou repetir a dose, desta vez com o pé esquerdo, mas Patrícia Morais conseguiu desviar para canto. Telma e Laura Luís continuavam a causar pânico na área bracarense. Já perto do 45, Laura Luís tentou assistir Telma que se isolaria, mas o passe saiu demasiado forte e a possibilidade do 4º golo perdeu-se.

Sílvia Domingos concedeu 5 minutos de compensação. Nesta altura, o Braga conquistava cantos sucessivos, mas a equipa de Albano Oliveira rechaçava e conservava a vantagem de dois golos na iminência do descanso.

Durante o intervalo, Matias Nunes, jovem Sócio do Marítimo, ganhou uma camisola da guardiã Bárbara Santos, na sequência do passatempo que lançámos nas redes sociais. À pergunta “o que farias pelo teu Clube”, eis a resposta: “Olá, Sou o Matias Nunes. Tenho 7 anos e sou guarda-redes do SC Santacruzense. Para ganhar a camisola da guarda-redes Bárbara, até sou capaz de comer ervilhas! Não gosto nada de ervilhas, por isso, Bárbara, vê lá o meu esforço.” E o Matias comeu ervilhas no momento em que a camisola chegou às mãos do jovem Matias. Parabéns, pequeno grande Leão do Almirante Reis.

O Marítimo regressou ao relvado do Caldeirão com uma alteração. Catarina Abreu, já com um amarelo, cedeu o seu lugar a Clara Nóbrega. Rebekka recuou para a lateral direita e Clara Nóbrega reforçou o meio-campo.

O prmeiro lance de relativo perigo só ocorreu aos 53 minutos, após remate exterior que Bárbara Santos defendeu em voo, originando o primeiro canto da segunda parte. Telma, em ajuda defensiva, afastou. Em vantagem no marcador e com superioridade numérica, o Marítimo mantinha-se coeso e controlava as operações, não obstante maior posse por parte do Braga. Jogo atípico, mas com o Marítimo a procurar transições rápidas perante um Braga a arriscar tudo. Aos 59, Telma isolou-se, mas a auxiliar assinalou fora-de-jogo. Um ensaio nulo para o ensaio válido: aos 60, Telma Encarnação voltou a demonstrar a sua inexcedível qualidade e, isolada após passe saboroso de Jaleca, bateu Patrícia Morais. O Marítimo a golear o SC Braga por 4-1 no Super Jogo.

O Marítimo esteve perto do 5º golo aos 62. Assistência magistral de Laura Luís que viu Telma a fugir pela esquerda. Em velocidade furiosa, a ponta-de-lança isolou-se, mas desta vez Patrícia Morais conseguiu defender o remate da genial madeirense. Entretanto, Laura Luís, autora de uma brilhante exibição coroada com dois golos, cedeu o seu lugar a Liliana Gonçalves.

Telma continuava em erupção. Aos 67, encostou para golo, mas o corte surgiu já sobre a linha. Porém, o fora-de-jogo foi assinalada. O SC Braga estava encostado às cordas. Insistia o Marítimo e Rebekka voltou a solicitar Telma pela direita. Novo duelo com Patrícia Morais, com a guardiã a adiar o 5º golo que poderia ter aparecido em novo “raid” de Telma, após passe de Clara Nóbrega. No entanto, o remate saiu ligeiramente ao lado do poste direito.

Albano Oliveira refrescava o meio-campo para os 20 minutos finais. Mariana Jaleca – outra bela exibição – foi substituída por Carlota Jardim. Com pouco mais de 12 minutos até aos 90, o Braga não incomodava Bárbara Santos, muito graças às soberanas exibições de Paula Fernandes e de Sofia Silva, sempre bem secundadas pelas laterais Joana Silva e Rebekka. E, claro, as omnipresentes Lara Costa e Nicole Nunes. Que alma tem esta equipa comandada por Albano Oliveira.

A escassos minutos dos 90, Albano Oliveira voltou a mexer. Antes, no entanto, Telma voltou a fugir a toda a marcação, mas já revelando sinais de natural cansaço, não conseguiu desfeitear Patrícia Morais. Imperial na baliza revelava-se Bárbara Santos, a impedir, por duas vezes, o golo ao SC Braga. Quase nos 90 minutos e Nicole Nunes parecia ter acabado de entrar na partida. Impressionante. 88 minutos, dupla substituição: saíram Telma Encarnação e Rebekka, entraram Sara Ferreira e Diana Freitas.

Sílvia Domingos atribuiu 4 minutos de compensação, o tempo que faltava para as Leoas do Almirante Reis caçarem o 2º lugar, em igualdade pontual com o SC Braga e com o Sporting CP. A conjugação perfeita de resultados permitirá ao Marítimo terminar a 8ª jornada em lugar de Champions. Notável.

Parabéns, Leoas do Almirante Reis. Obrigado, Maritimismo indefectível pela bela tarde que vivemos no chão sagrado do futebol madeirense. Vamos por mais.