Boavista, Varzim, Nogueirense, Gondomar e os nossos conterrâneos do Barreirense vão medir forças com os jovens leões do Almirante Reis

Élvio Faria recebeu Albano Oliveira, técnico dos juniores A do Marítimo, na segunda edição semanal do programa ‘Marítimo na TSF’. Ontem, ao início da noite, Albano Oliveira ficou a conhecer os adversários dos verde-rubros na fase de subida da 2ª Divisão Nacional. Boavista, Varzim, Nogueirense, Gondomar e os nossos conterrâneos do Barreirense vão medir forças com os jovens leões do Almirante Reis, um grupo disputado na Zona Norte do país. Uma alteração que surpreendeu o técnico maritimista, depois de uma época a enfrentar oponentes do Sul. Não obstante os necessários ajustes, mantêm-se intactos os objectivos do Club Sport Marítimo: regressar à I Divisão Nacional.

Na fase de subida, os juniores do Marítimo vão disputar todos os jogos em relva sintética, sendo a deslocação à Póvoa a única excepção. A possibilidade de jogar na relva, realça Albano Oliveira, não é obstáculo. Pelo contrário. “A relva beneficia quem tem qualidade e nós temos muita qualidade.”

O trabalho de observação dos possíveis adversários iniciou-se ainda antes do sorteio, uma vez que há características que variam muito em função da geografia. “Há diferentes modelos de jogo. Normalmente as equipas do Norte actuam em 4-4-2, embora saibamos que o Varzim costuma jogar em 3-5-2. Acho que esta diferenciação dos modelos de jogo elevam a perspectiva de cada atleta e de cada equipa”.

Subir de divisão é ambição que o timoneiro dos juniores assume sem subterfúgios, uma vez que o principal patamar, em qualquer modalidade, tem de ser o lugar natural do Marítimo. Numa fase de subida disputada por 6 equipas, 3 ascendem à I Divisão. Com 3 jogos em casa, Albano Oliveira reconhece que conquistar vitórias enquanto anfitrião será fundamental para alcançar os objectivos. Entretanto, a projecção de futebolistas para as equipas profissionais, com o conjunto de Vasco Seabra como apogeu, é propósito claro. Para tal, a exigência de uma competição nacional acelera a evolução  dos atletas, pelo que Albano Oliveira acredita nos seus jogadores como promessas no horizonte verde-rubro.