O Marítimo defronta amanhã o Santa Clara, pelas 20h30. No Sábado, o Estádio de Machico recebe, pelas 18h, o duelo entre o Maior das Ilhas e o CD Nacional.

A Associação de Futebol da Madeira promove a I Edição do Torneio Insular, evento que une os dois Arquipélagos portugueses e conta com a participação do CS Marítimo, CD Nacional e CD Santa Clara. O Torneio inicia-se amanhã, sexta-feira, dia 29 de Julho, e prolonga-se até Domingo, 31. A AFM distribuirá medalhas de participação aos protagonistas e atribuirá os respectivos troféus no final da competição, agendado para Domingo no Estádio da Madeira, após o duelo entre o CD Nacional e o CD Santa Clara.

O primeiro capítulo da cimeira insular, integrada na Liga Portugal Bwin, está agendado para a quinta jornada, em São Miguel, nos Açores. Antes, um aperitivo que assinala efemérides: o novo tapete verde do Caldeirão acolhe a primeira aparição do Marítimo 2022/2023 perante os seus sócios e simpatizantes, já com a camisola oficial para a temporada que se avizinha. Contra o Santa Clara, às 20h30 no Estádio do Marítimo, entrada livre para um duelo inter-ilhas que concentra os ingredientes para o regresso das belas noites estivais ao Caldeirão. Antes, pelas 20h00, decorrerá a apresentação da equipa verde-rubra aos nossos sócios e simpatizantes.

Ainda há mais condimentos para a romaria até aos Barreiros: Victor Gomes, árbitro sul-africano filho de Madeirenses, cumpre o sonho de arbitrar no altar do futebol regional e ensaia o apito que há-de ressoar no Mundial do Catar. Dia especial para Madeirenses e Açorianos. Povos cuja diáspora é uma volta ao mundo, os filhos de Portugal no estrangeiro vêem no trajecto de Victor Gomes a confirmação do que soubemos nos Descobrimentos: ali, na costa sul-africana, damos cabo das Tormentas e transformamo-las em Boa-Esperança.

No Sábado, a formação de Vasco Seabra defronta o CD Nacional, no Estádio de Machico, pelas 18h, também com arbitragem de Victor Gomes. Portas igualmente abertas para o derradeiro teste antes de iniciarmos, no Estádio do Dragão, a 38ª digressão consecutiva na elite do futebol português.

Atenção: para o jogo de amanhã, frente ao CD Santa Clara, só estará aberta a Bancada Nascente do Caldeirão. A entrada faz-se pelas Portas 3 e 6. Entrada livre a partir das 18h30.

Saudai o Marítimo.