Victor Gomes, filho de madeirenses que foi considerado “o melhor árbitro de África” em Novembro de 2021, encontra-se no Kwait para apitar a final da Taça do Príncipe Herdeiro (Crown Prince Cup). Dias antes, o homem que arbitrou a final da CAN foi galardoado, em Durban, durante a cerimónia South Africa Sport Awards 2021.

O convite para arbitrar a final da Crown Prince Cup e a homenagem pelo Ministro do Desporto, Artes e Cultura da África do Sul contribuem para cimentar a posição cimeira de Victor Gomes no universo da arbitragem mundial. Segue-se o Mundial do Catar, mas antes haverá passagem pela Madeira. O Club Sport Marítimo anuncia, com incontido orgulho, a resposta positiva por parte da Referees Department of the South African Football Association ao convite dirigido ao árbitro com sangue madeirense. Abdul Basit Ebrahim , em nome da instituição sul-africana, reconhece que “também nós queremos ver um filho de madeirenses naturais de Santo António, Victor Gomes, a arbitrar um jogo no chão sagrado do futebol madeirense”, numa referência ao Caldeirão dos Barreiros.

Os detalhes sobre este jogo de pré-época estão por definir. Em tempo oportuno, o Club Sport Marítimo divulgará mais pormenores sobre esta efeméride que também visa prestar tributo às comunidades madeirenses dispersas pelo globo. Porque o Marítimo é porta-estandarte de um povo.