Portugal ficou muito perto de se qualificar para os Oitavos. Telma Encarnação entrou aos 81 minutos.

Portugal esteve muito perto de bater as bi-campeãs mundiais. No terceiro jogo da fase de grupos, As Navegadoras deixaram as americanas com o credo na boca, mas a sorte beneficiou os Estados Unidos. Jogo muito intenso na Nova Zelândia, com a Selecção feminina a lutar até à exaustão pela vitória que carimbaria o passaporte para os Oitavos e atiraria os EUA para casa. E bem perto esteve Portugal da sua maior proeza. Ana Capeta, já no período de descontos, rematou ao poste.

Francisco Neto, treinador das Navegadoras, optou por um “onze” sem Telma Encarnação, eleita “Melhor em Campo” frente ao Vietname, autora do primeiro golo de sempre em Mundiais e protagonista da assistência para o segundo. A jogadora do Marítimo entrou aos 81 minutos e foi dela a assistência, de cabeça, que permitiu a Capeta aproximar Portugal do que muitos consideravam “um milagre”, mas a bola embateu no poste. Portugal empatou com a maior potência do futebol mundial. Se, noutro contexto, o empate seria outra página de ouro do Futebol Feminino luso, este nulo acaba por ser profundamente amargo. As Navegadoras mereciam mais.

Portugal terminou o seu primeiro Mundial com 4 pontos, após vitória sobre o Vietname, empata com as bicampeãs do Mundo e derrota tangencial frente à selecção dos Países Baixos, vice-campeã mundial.

Bravo, Navegadoras. Bravo, Telma.