O Caldeirão voltou a ser talismã para o Marítimo e, este Sábado, albergou a segunda vitória caseira consecutiva da equipa orientada por Vasco Seabra, desta feita diante do Santa Clara, por números expressivos que permitiram um salto considerável na tabela classificativa.
O desfecho feliz, como no cinema, não chegaria sem um amargo de boca inicial, concretizado logo no minuto inicial através de um remate de Cryzan que esbarrou em Leo Andrade e só parou dentro da baliza de Paulo Victor (1′).
Subitamente o Dérbi Ilhéu estava lançado nas mesmas bases do jogo do Bessa, diante do Boavista, fruto de um golo sofrido a frio e que colocava um desafio extra ao conjunto orientado por Vasco Seabra.
A resposta foi, à semelhança da jornada anterior, preparada a preceito e assente na qualidade do conjunto verde-rubro que, antes do intervalo, já tinha dado a volta ao marcador, com golos assinados por Joel Tagueu (18′), na transformação de um castigo máximo, e Henrique Rafael (35′), após assistência de Beltrame.
Estes lances foram a expressão máxima da superioridade evidenciada durante os primeiros 45 minutos, mas não foram casos isolados. Joel Tagueu (12′) e Rafik Guitane (31′), foram, ainda, protagonistas de outras iniciativas maritimistas, mas pecaram na finalização e não conseguiram dar outro colorido ao resultado antes do apito para o regresso às cabines.
Precavido para o que acontecera na etapa inicial, o conjunto verde-rubro encarou a segunda parte com a ambição de consolidar a vantagem e, em cima do quarto de hora, Stefano Beltrame encontrou na cabeça de Matheus Costa o veículo certo para o terceiro golo madeirense.
O golo do central colocou, praticamente, uma pedra sobre o jogo, mas foi Rafik Guitane, na cobrança de nova grande penalidade a castigar falta de Mansur, a fechar o resultado com aquele que seria o primeiro golo do internacional jovem francês ao serviço do Marítimo.
Com o triunfo no Dérbi das Ilhas, o Marítimo crava 14 pontos na tabela classificativa e na próxima jornada desloca-se ao Estádio da Luz, para defrontar o SL Benfica, numa partida agendada para Domingo, 19 de Dezembro, às 17:00 horas.