Últimas Notícias
  1. Marítimo presente no TransferRoom Summit
  2. Andebol: Sub 18 sagram-se Campeões Regionais 
  3. Vitória verde-rubra no hóquei em patins
  4. RESULTADOS DA FORMAÇÃO: 16 MAR E 17 MAR
  5. Marítimo triunfa no Caldeirão 

COLÉGIO DO MARÍTIMO

História do Colégio do Marítimo

 

O Colégio do Marítimo nasceu de um desejo deveras antigo do Presidente do clube, Sr. Carlos Pereira. Esta surgiu numa visita ao clube desportivo Galatasaray, na Turquia. O Presidente do Club Sport Marítimo ficou impressionado com o Colégio, que este clube desfrutava, abarcava crianças desde o ensino primário até ao ensino universitário. O Colégio do Marítimo foi construído de raiz a 18 de abril de 2006, e foi inaugurado pelo Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim. Possui espaços interiores e exteriores amplos, bem como o pavilhão do Club Sport Marítimo reunindo muitas das condições necessárias para o bom funcionamento da escola. Desde logo começou a funcionar em regime de escola a Tempo Inteiro (E.T.I.). Além das atividades de componente curricular, os alunos beneficiam também de atividades de complemento curricular, visando uma melhor formação académica e pessoal dos alunos.

Documentos

Direção

 

Desenvolvimento e Crescimento através do Desporto “Colégio do Marítimo – Academic and Athletic Excellence” O Club Sport Marítimo é a única instituição nacional a integrar um Colégio com valências de Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo, assumindo-se assim como a entidade desportiva mais representativa da Região, pautando a sua atuação na Educação pelos Valores.

Temos a perfeita consciência que com as condições físicas e humanas existentes foi possível tornar-se a primeira Instituição de Ensino na Região e no País, a trabalhar as competências intelectuais e sócios emocionais, dos seus alunos através do desporto.

Foi assim criada a primeira Escola de Competências a nível nacional Colégio do Marítimo 2016/2021 10 Projeto Educativo intitulada “Colégio do Marítimo Academic and Athletic Excellence”, onde através do desporto, é realizado um trabalho de competências sócios emocionais permitindo distinguir os alunos desta instituição, dos demais Colégios e Instituições de Ensino Público.

Este é um projeto inteiramente inovador e com repercussão Regional e Nacional. Praticar uma atividade física é essencial para qualquer pessoa: desde caminhar, subir escadas, correr, nadar ou jogar futebol com os amigos.

Movimentarmo-nos, definitivamente, é essencial nas diferentes etapas de desenvolvimento, tanto no aspeto físico como no emocional, especialmente durante a infância, que é quando estamos mais capacitados para adquirir hábitos saudáveis que nos acompanharão ao longo da vida. As crianças que praticam desporto são mais saudáveis e mais fortes mentalmente, mais sociáveis e sofrem menos transtornos mentais como a depressão e a ansiedade.

Além disso, há cada vez mais estudos que evidenciam que a atividade física tem uma direta ligação com a melhoria do rendimento cognitivo dos jovens. Estamos feitos para nos movermos e precisamos do movimento para a formação, desenvolvimento anatómico e funcional do nosso ser desde que nascemos até que deixamos este mundo.

A prática de uma atividade física e mental que divirta e forme, é um acontecimento natural na vida de uma criança com um fim eminentemente explorador e de aprendizagem. Estas atividades, assumidas como um jogo, oferecem à criança momentos felizes que estimulam o seu desenvolvimento estrutural, funcional e psicossocial.

Chegados a este momento, é a todos os níveis uma Escola de Referência, pois de uma forma planificada desenvolveu todas as competências necessárias que os alunos desta instituição se tornem, indivíduos talentosos, tanto no desporto como em todos os quadrantes sociais.

Sobre o Colégio do Marítimo

Academic and athletic excellence.

 

O colégio possui 315 alunos, distribuídos pelas valências de Creche, Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, permitindo a entrada aos 4 meses de idade até aos 10 anos.

Os alunos do Colégio beneficiam de um currículo de enriquecimento curricular distinto das estantes ofertas educativas, na medida em que praticam atividades desportivas pelo menos 4 horas por semana.

Entre os desportos praticados, destacam-se o atletismo, futebol, andebol, ginástica, badminton, esgrima, patinagem, ténis, voleibol, ténis de mesa, frisbee, taekwondo.

O Colégio do Marítimo não é só um lugar de transmissão de saberes, mas um espaço de formação integral da pessoa: com a formação científica, intelectual e desportiva, promovendo assim, valores e atitudes que privilegiam a construção da dignidade individual e do respeito pelo social.

A missão do Colégio do Marítimo Academy and Atlhetic Excellence é tornar-se a primeira Escola de Competências na Região e no País, promovendo o sucesso educativo, a educação em valores e o desenvolvimento das competências intelectuais e socio-emocionais dos alunos através do Desporto. Pretende-se fomentar competências exatas nos alunos para que se tornem indivíduos talentosos, tanto no desporto como em todos os quadrantes sociais.

O apoio pedagógico acrescido no Colégio do Marítimo tem como objetivo colmatar as dificuldades que os alunos apresentam. É atribuído prioritariamente aos alunos com necessidades educativas especiais e depois aos alunos do ensino básico referenciados do ano letivo anterior, com incidência nas disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Língua Estrangeira.

Das tecnologias à música
O colégio maritimista desenvolve actividades nas áreas de tecnologias de informação e comunicação, expressão plástica, educação musical, língua estrangeira, cidadania, biblioteca e natação. Existe ainda o Projeto Eco Escolas, o Projeto Mala das Histórias, e o Projecto Jornalinho, este último com programa na Marítimo TV.

Boas práticas ambientais
Há 11 anos consecutivos que o Colégio do Marítimo recebe o Galardão Bandeira Verde referente ao programa Eco Escolas.

Além de dispor de todo o material didático e pedagógico essencial ao desenvolvimento das crianças, o Colégio do Marítimo contempla espaços amplos e modernos, nomeadamente sete salas de pré-escolar, oito salas de aula para alunos do 1º Ciclo, um polivalente, um recreio, uma biblioteca, uma sala da direção, uma sala de professores, um estúdio de música e televisão, uma sala de multimédia. Os alunos do colégio têm ainda acesso à prática e várias modalidades desportivas bem como a um centro de fisioterapia.

O nosso Colégio assume-se assim como uma referência no panorama educativo Regional e Nacional. O renovado projeto do Colégio do Marítimo, nasceu de um desejo deveras antigo do Presidente do Clube, Sr. Carlos Pereira. Este surgiu numa visita ao Clube desportivo Galatasaray, na Turquia. O Presidente do Clube Sport Marítimo ficou impressionado com o Colégio que este clube desfrutava, abarcando crianças desde o ensino primário até ao ensino universitário. O desejo de (re)abrir o Colégio surgiu então nessa altura, fruto da construção do Complexo Desportivo de Santo António, que sofreu uma alteração ao projeto inicial, dando origem ao renovado Colégio do Marítimo, inaugurado no dia 18 de Abril de 2006.

O Colégio do Marítimo pretende ser uma Instituição Educativa e Desportiva que constitua uma referência na comunidade, distinta de todas as outras, e que desenvolva a excelência, sustentada numa oferta desportiva diversificada e flexível, capaz de responder às necessidades e aptidões dos discentes, aliando a inovação desportiva e académica, construindo um ambiente de Valores.

O objetivo do Colégio é também proporcionar às crianças, um contacto com os meios audiovisuais, através da participação em programas como “repórteres” e “pivots”, dando assim, oportunidade ao aparecimento, quem sabe, de futuros jornalistas e apresentadores, neste “mini centro de formação”, através do Jornalinho – o Telejornal do Colégio.

São vários os fatores que tornam este colégio em caso único no país: estar inserido num clube desportivo, incentivando à prática de várias modalidades desportivas.

Vivemos um período de emoções, de recordações e de perspetiva de futuro: comemoramos os 12 anos do nosso Colégio do Marítimo, mas o sonho começou bem antes, quando o primeiro Colégio ganhou forma e o Marítimo proporcionou as primeiras aulas de instrução primária a atletas! Apesar de algumas interrupções, com esta iniciativa, o Club Sport Marítimo ajudou a combater o analfabetismo, elevado na altura. Muitos idosos e que residiam na zona de Santa Maria, encontraram no Colégio da altura, o lugar perfeito para a aprendizagem do ensino e tanto assim que em 1925, o Governo da República concedeu o louvor pelo trabalho desenvolvido.

A 18 de Abril de 2006, com a inauguração do Complexo Desportivo do Club Sport Marítimo, é criado o renovado Colégio do Marítimo, nas instalações do Complexo Desportivo de Santo António.

Morada – Complexo Desportivo do Marítimo, Rua Campo do Marítimo  9020-208 Funchal

Telefone – 291 708 300

Telemóvel – 967 780 284

Horário – 08:00h – 20:00h

FORMULÁRIO DE CONTACTO

NOTÍCIAS SOBRES O COLÉGIO DO MARÍTIMO

26 Out
Colégio do Marítimo realiza mobilidade de Erasmus+ em Itália

Entre os dias 15 e 20 de outubro, o Colégio do Marítimo levou a cabo uma mobilidade de Erasmus+ na cidade italiana de Nápoles. Esta mobilidade insere-se no projeto “Let’s Save Our World and Future Together”, desenvolvido conjuntamente com parceiros de Itália e Turquia, e pretende alertar e consciencializar para a preservação ambiental.Ao longo desta…

03 Set
Obrigado, Professor Rui Osório

A Direcção do Club Sport Marítimo saúda e enaltece o trabalho desenvolvido pelo Professor Rui Osório ao longo destes 10 anos durante os quais dirigiu o Colégio do Marítimo. Instituição escolar de referência na Região, o Colégio do Marítimo expande os horizontes sociais de um Club que nasceu para servir a Madeira e os Madeirenses….

01 Jun
Dia Mundial da Criança celebrado no Colégio

O Dia Mundial da Criança foi celebrado no Colégio do Marítimo com actividades que envolveram toda a comunidade escolar. As previsões climatéricas adversas impediram o recurso ao sintético do Complexo, pelo que a efeméride foi assinalada no Pavilhão. Música, dança, jogos tradicionais e algumas modalidades desportivas compuseram o programa de festas. Um dia de plena…

GALERIA

MARÍTIMO TV - COLÉGIO DO MARÍTIMO

Marítimo TV