“De um povo que sabe lutar, o Marítimo nasceu!”
O Club Sport Marítimo celebra, este sábado, dia 20 de setembro de 2025, 115 anos de história, paixão e tradição.
Do Almirante Reis para o mundo, soubemos mostrar a força do nosso leão, numa caminhada marcada por conquistas, desafios superados e um legado que enche de orgulho toda a Região Autónoma da Madeira.
Mensagem do Presidente do CS Marítimo, Carlos André Gomes
“Parabéns Club Sport Marítimo pelos teus 115 anos.
Hoje, ao celebrarmos uma época marcada pelos 100 anos da conquista da Taça de Campeão de Portugal, pelos 75 anos da emblemática digressão a África, a que se junta a comemoração dos 50 anos de autonomia, não poderíamos deixar de assinalar esta data com a solenidade que a maior instituição desportiva da Madeira merece.
O Marítimo é Madeira e Madeira é Marítimo. Nada nem ninguém nos poderá retirar o orgulho de sermos, de forma justa e inequívoca, os maiores das Ilhas. A grandeza do Marítimo mede-se pela sua história. Somos mais do que um clube.
Somos um símbolo de ecletismo, com várias modalidades que orgulham a Madeira e representam a nossa camisola por todo o país e além-mar. Cada modalidade é o reflexo do espírito resiliente e competitivo que sempre nos definiu.
A esse espírito junta-se o importante papel do Colégio do Marítimo, que forma jovens não só como atletas, mas como cidadãos de valores sólidos, onde o desporto e a educação caminham lado a lado. Uma escola de excelência, que honra o passado e prepara o futuro.
A Fundação Marítimo Centenário é um pilar da responsabilidade social que promove a inclusão, a solidariedade e o apoio à comunidade. A nossa missão vai muito além das quatro linhas. Somos presença ativa na vida dos madeirenses, dando voz, esperança e apoiando quem mais precisa.
A história do Marítimo constrói-se pela força com que sempre enfrentámos as adversidades, pela resiliência com que lutámos, seja em nome do Marítimo, seja em nome da Madeira. Somos uma instituição feita por Homens, marítimos, que deixaram o seu sangue na luta, que choraram de alegria nas vitórias, muitas! Que choraram na tristeza das derrotas, menos vezes, mas, acima de tudo, nunca deixaram a nossa instituição órfã de amor. Gente que tem vida e dá vida ao Marítimo, gente que tem rosto e é o rosto do Marítimo e de gente com alma que é a alma verde-rubra.
Quis o destino e os sócios do Marítimo que eu fosse o presidente deste grande clube numa data tão marcante. Com humildade aqui estarei sempre em defesa dos interesses desta instituição, que será sempre maior do que qualquer um de nós, maior do que qualquer presidente que por aqui passe. Cabe-me a mim, e à minha equipa, garantir a honra da sua história e, essencialmente, estruturar e preparar um futuro que se quer e tenho a certeza que será pleno de sucesso.
“De um povo que sabe lutar, o Marítimo nasceu.” 115 anos depois continua bem vivo e com a força dos seus sócios e com toda a certeza crescerá, ultrapassando o mar que circunda a Ilha e projetando-se para o Mundo, onde o sucesso estará ao virar da esquina.
Por ti, Marítimo. por aqueles que te amam, pelos teus 115 anos de história, humildemente te serviremos.
Viva o Marítimo.”