Rui Fontes foi o anfitrião do Presidente da Câmara do Funchal numa visita ao espaço que vai acolher o Centro Cultural verde-rubro

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, deslocou-se na manhã de ontem à Zona Velha da cidade, berço do Club Sport Marítimo, para se inteirar dos projectos em curso para o nosso Centro Cultural. Com o Presidente Rui Fontes como anfitrião, Élvio Faria – guardião da nossa História e responsável pelo Museu – foi o cicerone da visita ao edifício situado na Rua D. Carlos I, no Almirante Reis, ao qual regressará o Museu verde-rubro.

O Património arquitectónico da Zona Velha distingue-se pelas suas próprias especificidades. Primeiro substrato daquela que viria a ser a cidade do Funchal, o executivo liderado por Pedro Calado planeia intervenções que visam devolver o esplendor arquitectónico e urbanístico a muitos edifícios centenários, ambição que engloba o nº17 da Rua D. Carlos I.  O Club Sport Marítimo assinala e enaltece a grande abertura da Câmara do Funchal para a concretização de um ideal que não só beneficia a instituição verde-rubra, mas toda a cidade e a própria Região. Falamos de História. Depois de 1910, não há Zona Velha sem Marítimo. E não há Marítimo sem Zona Velha.

O Museu do Marítimo será uma das dimensões do Centro Cultural, um projecto mais vasto e ao serviço da cidade, com o Marítimo como porta-estandarte deste Núcleo Histórico, o mais antigo da primeira cidade fundada por europeus no Atlântico. As obras, necessariamente profundas, incluem a cobertura do edifício, a reabilitação total do soalho e das paredes, para além da construção de novas estantes que hão-de acolher o vastíssimo acervo de glórias do Maior das Ilhas. O Presidente Rui Fontes anunciou, igualmente, a intenção de aproveitar o terraço do prédio para recriar o “Bar do Aurora”, homenagem ao espaço do qual zarpou o Club Sport Marítimo. Desde esse dia, ao leme da Madeira.

Após a visita ao Almirante Reis, Pedro Calado também fez questão de auscultar, in loco, a dimensão do nosso acervo museológico. No Estádio do Marítimo, o edil funchalense contemplou os milhares de troféus, registos fotográficos, galhardetes e tudo o mais que enforma o Museu provisório, cujas portas abriram nos últimos três dias da ExpoMadeira, com a Taça do Campeonato de Portugal em exibição no Domingo.

Saudai o Marítimo.