No Domingo, às 11h, as Leoas do Almirante Reis recebem o FC Famalicão no Estádio do Marítimo. É o primeiro jogo oficial da equipa feminina no Caldeirão.

Uma data para emoldurar: dia 17 de Setembro, às 11h, o Estádio do Marítimo acolhe o primeiro jogo oficial de uma equipa feminina do Maior das Ilhas. Junta-se à efeméride o FC Famalicão para o duelo da 1ª jornada da Liga BPI.

As Leoas do Almirante Reis estão na iminência de compor outra página indelével no percurso do futebol feminino verde-rubro. A equipa orientada por Albano Oliveira chega ao altar do futebol madeirense após a passagem aos quartos-de-final da Taça da Liga. Depois de uma vitória por 1-0 no reduto do Torreense, com golo de Telma Encarnação, as verde-rubras asseguraram a passagem à eliminatória seguinte ao empatarem a duas bolas no Estádio da Imaculada Conceição. Meritória a exibição do Marítimo e brilho intenso da nossa pérola do Atlântico: Telma Encarnação voltou a ser decisiva ao assinar os dois golos. Um triunfo que estimula ainda mais a equipa de Albano Oliveira para a partida inaugural da Liga BPI 2023/2024 em pleno Caldeirão.

Nunca, até agora, uma equipa feminina do Marítimo disputou um jogo oficial no Caldeirão. Nas longínquas décadas de 70 e 80, uma mítica equipa feminina do Marítimo realizava jogos de exibição antes da principal equipa masculina. Eram os tempos da saudosa Marianela, que a eternidade reconhece por China. Com a nossa China – e entre outras grandes jogadoras, brilhavam Vera, Balbina e Manuela Tremura, filha do mítico Raul Tremura, obreiro daquele “trio-maravilha” que o Maritimismo entoa em jeito de refrão: Raul, Chino e Checa.

O talento das futebolistas madeirenses, num tempo cheio de condicionantes, não passou despercebido. China, Vera e Manuela Tremura foram convocadas para os trabalhos da Selecção Nacional, mas só China foi internacional. A 5 de Fevereiro de 1983, China foi titular num encontro de preparação frente à Espanha, em Pontevedra, com vitória portuguesa por 1-0. Dias depois, a 12 de Fevereiro, a madeirense entrou aos 67 minutos numa jornada de qualificação para o Europeu feminino, frente à Selecção Francesa. Quem viu a nossa China jogar, recorda uma jogadora genial, um pé esquerdo inigualável, magia pura. No Domingo, quando as nossas Leoas do Almirante Reis entrarem no Caldeirão, o espírito de China pairará sobre o relvado.

China com a camisola das Quinas

A entrada na História é livre através das Portas 3 e 6. E no jogo da História, não há substituições. Entra-se para sempre.

Maritimistas, vamos ser testemunhas de outro belo capítulo do nosso Marítimo.