Briguel, director desportivo do futebol profissional do Marítimo da Madeira, foi um dos convidados de honra da edição de quinta-feira, 21 de Maio de 2020, do podcast «minha casa tua casa», inteiramente dedicado ao tema do futebol de formação.

O dirigente verde-rubro, que tem uma vida inteira dedicada ao seu clube do coração, esteve acompanhado por Rui Borges (Famalicão), Rui Ferreira (Feirense), Jorge Maciel (Lille) e Hector Buraglia (Master em Sport Coaching), e reafirmou a estratégia maritimista de aposta no talento madeirense, que pretende, também, confirmar a Madeira como viveiro de craques.

«Nós, na Madeira, vivemos uma realidade diferente daquela que vivem os clubes no continente. Podemos recrutar jogadores do continente, como já aconteceu até num passado recente, mas olhamos sempre primeiro para a qualidade que há na Região até para a afirmação da bandeira da Madeira», começou por dizer Briguel, exemplificando com a grande temporada assinada pelos juniores do emblema verde-rubro.

«A Madeira tem o melhor jogador do Mundo e a nossa estratégia para o futebol de formação passa pela valorização do jogador madeirense. Ao nível dos juniores, esta época, jogámos apenas com madeirenses e apresentaram um bom desempenho. Temos a concorrência interna do nosso rival, nas contratações de jogadores regionais, e para fazer frente à falta de competitividade optamos por colocar os jogadores mais talentosos a jogar num escalão acima», sublinhou.

Briguel voltou reforçar a importância do Marítimo ter conseguido construir um percurso importante para os jogadores, que permite um desenvolvimento pleno até ao topo da pirâmide.

«Felizmente, o Marítimo conseguiu preencher todos os escalões até à equipa principal. Depois da formação temos os Sub-23, na Liga Revelação, e a Equipa B, no Campeonato de Portugal, que oferecem níveis de competitividade diferentes e permitem a evolução dos jogadores», rematou.