Há 95 anos o Club Sport Marítimo foi à conquista do sonho, que ficou consumado com o título de campeão de Portugal 1925/26.

A conquista maritimista começou a ser construída, a 23 de maio de 1926, na cidade de Lisboa, com a vitória expressiva, por 7-1, frente ao FC Porto. O sonho estava cada vez mais próximo.

A 6 de junho de 1926, um país inteiro ouviu o “rugido” do Leão do Almirante. Foi na cidade do Porto, mais precisamente no Campo do Ameal, que o célebre título de campeão ficou consumado, numa vitória de uma região inteira.

José Fernandes “Bisugo” e José Ramos, mais conhecido por Zé Pequeno, foram os heróis de serviço, no triunfo por 2-0, diante Belenenses, num “ambiente magnífico”, segundo relatou o correspondente “Os Sports“.

Após o triunfo, o povo saiu à rua para celebrar o feito do novo campeão de Portugal. As ruas do Funchal ficaram pintadas de verde e vermelho, para dar largas à satisfação de uma região insular, numa proeza eternamente recordada.

Um clube e uma região celebraram o eterno campeonato 25/26, conquistado pelo maior clube de Portugal Insular, o Club Sport Marítimo!